5 Dicas para um café da manhã saudável e equilibrado
- Matheus Matos
- 7 de fev. de 2019
- 4 min de leitura
Mais um dia e mais um café da manhã, é de conhecimento comum que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, alguns dizem até mesmo que é a mais importante do dia. Só agora no nosso blog Emagreca com Saúde você verá as melhores dicas para um café da manhã saudável que não perde nenhum pouco de gostosura.

Dica 1: Seu café da manhã pode ter de tudo, mas não tudo
Você pode – e deve! – comer de tudo no seu café da manhã, mas com moderação.
A ideia é ter variedade nessa refeição, ou seja, xô monotonia!
Pão com manteiga cai muito bem, mas pode ter também mingau de aveia, tapioca com queijo coalho, ovo mexido, torrada integral com geleia, bolo simples da vovó, cuscuz de milho, entre outras gostosuras.
Como se trata da sua primeira refeição do dia, optar por preparações que te dão prazer pode ajudar a começar melhor maneira possível.
A base do seu café da manhã deve ser alimentos in natura ou pouco processados como:
frutas;
ovos;
pão;
aveia;
grãos;
leite e laticínios como iogurte naturais;
queijos;
legumes;
nozes;
castanhas…
Se você gosta da ideia de iogurte, por que não fazer um caseiro?
Veja essa receita super fácil:
Há uma infinidade de combinações para deixar essa refeição do jeito que você mais gosta e ao mesmo tempo saudável. Use a sua criatividade.
Se você gosta de “frios” – como mortadela, presunto, peito de peru – ou iogurte aromatizado, por exemplo, o ideal é consumir com mais parcimônia. Já que eles se tratam de produtos ultraprocessados e contém excesso de sal/açúcar e aditivos que não são tão interessantes apesar de serem gostosos e vendidos, às vezes, como saudáveis.
Não é preciso cortar do seu café da manhã, mas você deve diminuir o consumo.
Lembre sempre que, para ter um café da manhã saudável (ou qualquer outra refeição), quanto mais natural e caseiro, melhor!
Dica 2: Aproveite para incluir uma porção de fruta
O ideal é que se consuma pelo menos 3 porções de frutas por dia. As frutas trazem diversos nutrientes para o corpo, facilitam o funcionamento do intestino e reduzem o colesterol alto e o risco de desenvolver doenças crônicas, como o diabetes tipo 2.

O grande problema é que, com a rotina agitada, consumimos cada vez menos porções de frutas – o que é uma pena em um país tão lindo de frutas. Algumas pessoas não chegam a consumir nem mesmo 3 porções por semana.
Que tal aproveitar o café da manhã para incluir uma porção de fruta?
Pode ser picada, fatiada, como salada de frutas, junto com aveia, granola, iogurte caseiro, ou batida com leite.
Fique de olho nas frutas da época, são mais saborosas e estão mais em conta.
Dica 3: Organizar e planejar faz parte
Um café da manhã saudável implica em ter os alimentos que irão compor a refeição à disposição em casa. Para isso, organize-se!
Ir com frequência ao mercado e/ou à feira é essencial para ter alimentos frescos para o café da manhã. Montar uma lista com antecedência e estabelecer o dia das compras pode ajudar.
Além disso, para facilitar, você pode deixar as frutas higienizadas e cortadas no dia anterior, bem como deixar porções de frutas congeladas caso queira variar e tomar um suco ou vitamina no café da manhã.
Dica 4: Não esqueça da água
Durante o sono, o corpo não para, e, da mesma forma que ficamos muito tempo em jejum quando dormimos, ficamos muito tempo sem tomar água – que é fundamental em todos os processos.
Assim, é preciso repor as energias e a água no café da manhã.
Mas, muitas pessoas acordam com sede pela manhã e partem logo para o suco de caixinha. Cuidado!
Os sucos industrializados contém uma quantidade aumentada de açúcar (mesmo que disfarçado, como a frutose do suco de maçã) e podem, a longo prazo, contribuir para o excesso de gordura no fígado entre outros problemas.
A água é a melhor forma de hidratar o nosso corpo! Beba água regularmente e, óbvio, sempre que sentir sede, inclusive pela manhã.
Dica 5: Tranquilidade no café da manhã também é saudável
Com a rotina agitada que temos hoje em dia, é bem comum comer “correndo” – ou não comer – por estar atrasado pela manhã.
Porém, se você comer pouco ou não comer no horário do café da manhã, corre o risco de ficar com muita fome até a próxima refeição e comer exageradamente, sem perceber os sinais de saciedade. Além disso, você ficará sujeito a todos os problemas que citei no começo do texto.
Isso já aconteceu com você?
Acredite, compensa muito acordar um pouco mais cedo, preparar e tomar o café da manhã com tranquilidade.
Assim, mastigar bem os alimentos, sem pressa, consciente dos sinais de fome e saciedade durante essa refeição, pode assegurar que não haja exagero nas refeições seguintes.
Com o tempo, o seu corpo se adapta à rotina do café da manhã, e os benefícios serão visíveis no seu dia a dia!
Gostaram das dicas?
Seguindo essas dicas de café da manhã saudável, garanto que os seus dias começarão bem melhores, comendo com prazer e qualidade, sem estresse e com muita energia!
Bon appétit!
Já conhecem nosso instagram? Clique aqui para ir direto ao nosso instagram e se você veio do instagram deixe seu comentário para nós!
コメント